Level Design fora do computador
Melhorando suas skills de Level Design longe da tela e se divertindo no processo
Semana passada, conversei com vocês sobre um problema que eu estava tendo sobre ficar muito na teoria e travar na prática. Hoje, quero falar sobre como hobbies e atividades fora do computador podem destravar esse bloqueio, além de contar sobre um hobby pessoal onde sinto liberdade para “fazer feio”, sem regras.
Essa conversa é inspirada no artigo “13 Ways to Improve Your LD/3D Skill Away From a Computer”, do World Of Level Design. O autor lista atividades alternativas para melhorar seu processo criativo.
Inspiração do mundo real
Como somos Level Designers, dependendo do projeto, nós vamos sempre caçar referências do mundo real para auxiliar no nosso processo criativo, coletando fotos no Pinterest e Google para nosso moodboard. Mas já pensou em você mesmo fazer isso?
Sair por aí, tirar fotos de locais que gosta, um prédio, uma casa, um local abandonado, um parque, para ter seu próprio repositório de inspirações. Vale qualquer coisa que ache interessante ou que vá te ajudar em um projeto atual ou futuro. Quanto mais você criar suas próprias referências, mais rápido vai expandir sua observação. É interessante também se questionar: por que gostei dessa foto ou desse local? O que me inspirou? Como esse local que fotografei pode se tornar um espaço jogável?
Tire fotos usando celular ou uma câmera digital e não fique pensando: “nossa, tirei foto de uma coisa aleatória”. Se você gostou e acha que essa referência visual pode ajudar mais pra frente, siga seu instinto.
Tenho uma câmera digital aqui em casa e vou começar a tirar mais fotos de locais que gosto.
Teve uma vez que eu estava em uma estação de trem, tirei foto de um local abandonado e comecei a imaginar uma seção de exploração utilizando as mecânicas de The Last of Us.
Tinha de tudo para ser um local de jogo: janela quebrada, porta com caixas na frente impedindo a passagem. Fiquei abstraindo na cabeça como o jogador poderia entrar naquele local utilizando aquelas mecânicas.
Desenho urbano
Esse é um hobby que estou querendo começar há um tempo, pois estava tendo o mesmo problema de paralisia e perfeccionismo.
Urban Sketching (ou desenho urbano) é a atividade de desenhar locais, prédios e casas, na maioria das vezes de forma abstrata, sem regras, por observação. É uma ótima maneira de se soltar. O interessante é que faz um contraste com o meu lado metódico de estar toda hora pensando em regras; essa atividade traz um balanceamento. Não precisa saber sobre desenhos arquitetônicos, utilizar métricas não tem regras.
E com esse desenho de observação, dá para adicionar um pouco de Level Design por cima: pegar uma casa ou prédio, desenhar e abstrair o traço para ser um espaço jogável.
Existem diversas maneiras de praticar Level Design longe do monitor, treinando sua percepção e observação de forma criativa. Pode ser observando a arquitetura da sua cidade, fazendo esboços num caderno, escrevendo um diário ou analisando aquele ambiente que te inspira na rua.
Então, não fique pensando que Level Design é só blocagem e entrar na engine. Vai muito além disso. Recomendo muito a leitura do artigo e que comecem uma atividade fora do computador. Tenham um hobby para fortalecer a profissão de maneira descontraída e divertida.
Recomendação dos Designers
How to be a better level designer - Artigo do Iuliu-Cosmin Oniscu que também fala sobre o mesmo assunto que estamos discutindo aqui.
Level Design Inspiration Machine - Imagens de inspiração para Level Designers
Volte Sempre!
Gostou da conversa de hoje? A melhor forma de não perder nenhuma edição do Level Design Café é assinando. É grátis e chega direto no seu e-mail toda semana.
E para continuar o papo durante a semana, trocando ideias e vendo mais conteúdo, nos siga nas redes sociais:







muito bom! estou gostando muito das edições da newsletter!